O turismo é um dos principais motores do crescimento da economia mundial. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o turismo representa uma importante fonte de receitas para muitos países e uma parte importante do seu PIB. O setor apoia milhões de empregos diretos e indiretos em todo o mundo, principalmente para mulheres e jovens (UNWTO, 2021).
Este é também um setor extremamente competitivo. Devido ao seu poder económico e graças a evolução tecnológica, nos últimos anos é possível observar cada vez mais o surgimento de novos destinos, produtos e serviços. A grande concorrência de ofertas turísticas obriga ao uso de ferramentas de marketing mais eficazes para se destacar e atrair potenciais visitantes.
Do ponto de vista do consumo, os turistas vão ganhando mais independência, são tecnologicamente mais sofisticados, e cada vez mais exigentes num universo saturado de opções, produtos e informação.
Paisagens deslumbrantes, gastronomia excecional, património cultural, fantásticos museus, praias de cortar a respiração, ou qualquer fator considerado diferenciador são elementos que compõem a imagem de marca dos destinos. Estes atributos combinados são determinantes para o processo de tomada de decisão na hora da compra.
E qual a melhor forma de apresentar estes atributos se não o vídeo? Para os organismos de turismo e os players da indústria de viagens, o vídeo marketing no atual momento apresenta desafios e oportunidades.
86% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing. (Wyzowl, 2022)
Nos últimos anos vínhamos acompanhando a integração gradual do vídeo na indústria do turismo na tentativa de ajudar a melhorar o relacionamento com o turista, educar, converter os consumidores e melhorar a satisfação dos clientes.
No entanto, durante a pandemia, a produção e uso do vídeo disparou para números impressionantes, levando a que nos dias de hoje o vídeo seja a mais poderosa ferramenta de qualquer estratégia de marketing.
O ato de viajar é por si só uma experiência. Não podemos fazer um test drive a uma viagem como fazemos a um carro, ou constatar a realidade das cores como numa televisão, no entanto, a maioria dos consumidores diz que assistir a vídeos de produtos lhes dá mais confiança na hora de tomar uma decisão, porque são mais autênticos.
90% dos consumidores dizem que a autenticidade é importante ao decidir quais marcas eles gostam e apoiam (Stackla Data Report)
O vídeo é a experiência de uma experiência. Por transportar o turista para um ambiente e criar nele um sentimento que o faz querer fazer parte daquele momento. Pela capacidade de capturar a essência de um destino e criar uma experiência para o turista. Por mostrar os atributos mais diferenciadores de um destino, da sua cultura e a sua autenticidade, aliados ao contar de uma estória experiencial que rapidamente agarra o expectador.
Não há limites para a criatividade quando falamos em produzir um vídeo de promoção turística.
Um minuto de vídeo tem o mesmo valor e impacto que 1,8 milhões de palavras, de acordo com o Dr. James McQuivey da Forrester Research.
Os números falam por si. O vídeo é a mais poderosa “ferramenta” para o marketing turístico.
Ainda segundo a Wyzowl, 84% das pessoas dizem que foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca. Do ponto de vista profissional, 93% dos marketers dizem que o vídeo é uma parte importante de sua estratégia de marketing (Wyzowl, 2022). Já a Cisco prevê que até o final de 2022, os vídeos online representarão mais de 82% de todo o tráfego de internet do consumidor (Cisco).
"Este prémio colocou-nos na mídia em todo o mundo e o setor reconheceu o grande trabalho que estamos a realizar." (Octavi Bono, Diretor Geral do Conselho de Turismo da Catalunha)
Já constatamos a importância dos vídeos na promoção do turismo, mas estes podem ser usados também para outros fins, como o de participar em competições dedicadas ao reconhecimento da qualidade na promoção e produção audiovisual.
A pandemia que nos atingiu nos últimos anos, fez realçar a importância do reconhecimento de uma marca e dos prémios obtidos. No seguimento de uma maior presença online por parte das marcas, das empresas e dos seus clientes, os prémios alcançados ganham também uma visibilidade extra.
Ganhar um prémio eleva a imagem de um destino, transferindo-lhe uma imagem positiva no mercado e posicionando como respeitável e confiável. Por outro lado, os prémios ajudam a aumentar a confiança entre as partes interessadas, ganhar reconhecimento podem ajudar a desenvolver relacionamentos mais profundos com clientes, fornecedores, investidores, parceiros e inclusive com os média.
Os prémios alcançados devem passar a fazer parte do discurso de vendas, pois são um excelente atributo para se diferenciar perante a concorrência. Por outro lado, os prémios podem também ajudar a aumentar a moral, quer dos funcionários, quer dos habitantes de um determinado destino. Ganhar prémios é uma experiência fantástica!
“Estamos honrados e satisfeitos por termos recebido tanto reconhecimento por esta campanha. Estes prémios são o culminar do trabalho árduo que a nossa equipa realizou nos últimos meses para entregar uma campanha verdadeiramente inspiradora. Acho que estes prémios servem para confirmar que estamos a caminhar na direção certa e que conseguimos entregar uma estratégia impactante. Em segundo lugar, ajuda a posicionar Abu Dhabi como um destino líder aos olhos dos profissionais da indústria global de turismo, o que pode potencialmente atrair novos parceiros e partes interessadas no futuro.” (Ali AlShaiba, Diretor Executivo Departamento de Cultura e Turismo – Abu Dhabi)
Há uma enorme variedade de prémios no universo audiovisual, mas permitam-me destacar os World’s Tourism Film Awards organizados pelo CIFFT – International Committee of Tourism Film Festivals.
Criado em 1989, o CIFFT reúne os melhores festivais de filmes de turismo na maior e mais prestigiosa premiação para a indústria do Travel Video Marketing – o Circuito CIFFT.
Ao longo do ano, os filmes de turismo participam em festivais em quatro continentes. Em cada etapa do circuito, as produções são avaliadas por um júri internacional que irá definir os vencedores.
Os prémios obtidos são convertidos em pontos que garantem acesso à CIFFT Ranking List, o principal recurso global para benchmarking de criatividade e eficácia na Comunicação Audiovisual do Turismo, que ao fim do ano irá definir os Melhores Filmes de Turismo do Mundo em cinco categorias temáticas: Destinos Turísticos Cidades, Regiões e Países, Produtos Turísticos e Serviços Turísticos.
Os exclusivos World’s Tourism Film Awards reconhecem e celebram os mais inovadores e criativos filmes de turismo do ano. Receber este prémio, é sinónimo de prestígio, reconhecimento e visibilidade.
Se a sua organização já aposta no vídeo como uma ferramenta estratégica para a promoção da marca e atributos, definitivamente está no caminho certo. Como visto até aqui, o vídeo apresenta, como nenhum outro formato, o que a audiência irá encontrar em determinada experiência turística. E faz isso de uma forma inovadora, criativa e extremamente apelativa.
Hugo Marcos
CIFFT Secretário-Geral
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.