O Museu do Turismo

Um projeto de todos para todos

O Museu do Turismo

Um projeto de todos para todos

O que é o "Museu do Turismo"? É uma iniciativa participativa e colaborativa, sem fins lucrativos, que visa divulgar a história do principal sector económico do mundo. Tem origem no entusiasmo de vários profissionais do turismo em Espanha, que decidiram destacar o valor do turismo através da exposição de objectos de colecções privadas, guias de viagem, fotografias, postais, lembranças, brochuras promocionais, catálogos, cartazes, livros didácticos... e tudo o que esteja relacionado com os anais do turismo, tudo isto de uma forma totalmente altruísta. É também uma homenagem àqueles que lançaram as bases da indústria do turismo e, assim, sensibilizar para a importância de manter o legado que sobreviveu até aos dias de hoje. 

Este projeto começou com uma frase que foi uma grande reflexão para o criador da ideia do Museu, Alberto Bosque. Serge Patelli (um belga residente em Espanha) comentou um dia com Alberto que "metade da cultura espanhola estava no lixo". 

Estas palavras foram um ponto de partida para começar a fazer algo por todas as coisas que todos nós temos em casa relacionadas com o sector e que, efetivamente, poderiam acabar num contentor.

A partir daí, iniciou-se o trabalho de recuperação do que poderia ser de interesse para ser contemplado e assim evitar que tantos objectos relacionados com o turismo se perdessem. Ajudar a preservar a memória das viagens que se faziam e desfrutá-las através dos objectos que hoje conservamos. 

Esta iniciativa começou a crescer em Espanha e rapidamente se estendeu a outros países, como uma mancha de óleo, tornando-se uma iniciativa global para a valorização do turismo através da divulgação da sua história. 

Atualmente, há cerca de 400 pessoas no mundo que colaboram de uma forma ou de outra neste projeto, bem como dezenas de instituições e empresas que ajudam o Museu do Turismo a crescer como um projeto participativo global. 

Esta colaboração traduz-se em doações de objectos, mas também em tarefas como a investigação, o design, a manutenção do sítio Web e das redes sociais, a organização de actividades, a preparação de uma "Sala", etc. Mais de 50 instituições e empresas estão a colaborar, entre as quais: Tourism and Society Think Tank, NEOS Giornalisti di viaggio associati, Travel Quotidiano, ENIT, Archivio Alinari, Touring Club Italiano, Turespaña, Iberia, Paradores, YCP Creativos, TurismoTV Argentina), Nexotur, Expreso, etc.

O Museu apresenta a história do turismo de duas formas diferentes. 

Por um lado, virtualmente, através do seu sítio Web, www.themuseumoftourism.org e das suas redes sociais. E, por outro lado, na sua vertente mais convencional, com locais físicos. 

O site centraliza toda a informação do museu, que por sua vez circula pelas suas redes sociais e salas físicas. Há informações sobre o que é o Museu, um blogue com artigos dos nossos cooperadores, que são os responsáveis e colaboradores, uma janela para as diferentes salas, e também secções que nos permitem mergulhar na história do sector, como exposições, artigos académicos sobre a história do turismo, que nos levam a descobrir diferentes aspectos do passado do mundo das viagens.

O Museu também dispõe de uma série de redes sociais que fornecem informações diárias sobre como era o turismo no passado. Atualmente, tem 17 páginas linguísticas no Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok, Linkedn e YouTube. Isto significa que podemos dirigir-nos a mais de 4 mil milhões de pessoas, mais de metade da população mundial, na sua língua materna.

O Museu do Turismo não é apenas virtual. Também tem os seus locais físicos. Este é o novo conceito oferecido por esta iniciativa: não se encontra num único local, mas espalha-se pelo mundo através de estabelecimentos turísticos como hotéis, agências de viagens, museus, universidades, postos de informação turística, etc.

Cada sala é dedicada a um tema, que está sempre relacionado com a história turística do destino em que se encontra.

Em apenas seis anos de vida, esta iniciativa conseguiu sensibilizar para a importância do sector e para a relevância do trabalho das pessoas, empresas e instituições que lançaram as bases da indústria do turismo. Uma indústria de enorme importância não só económica, mas também social e cultural. 

Com 105 salas em 17 países, em 4 continentes e a divulgação da história do turismo em 17 línguas nas suas redes sociais, podemos orgulhar-nos de se ter tornado o museu mais difundido do mundo, o que o torna único e com um conceito original, altruísta e participativo, próximo do que se define como "Museo diffuso". O futuro é ainda melhor. Porque cada vez mais pessoas, empresas e entidades se juntam a este objetivo de resgatar do esquecimento aqueles que lançaram as bases da indústria do turismo e homenagear aqueles que trabalharam para formar o maravilhoso quadro que é hoje esta indústria transversal. 

Convidamos todos a seguir o Museu do Turismo através do seu site e das suas redes sociais, a visitar as suas "Salas" e a colaborar no trabalho em que tantos de nós já nos envolvemos: divulgar e honrar a história do sector do turismo. 

Para mais informações: www.themuseumoftourism.org 

Contacto: Javier Mateos de Porras Gómez

Diretor de Comunicação Museu do Turismo

info@themuseumoftourism.org 

As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.