O Chile é líder mundial no turismo de aventura e tem os céus mais limpos do mundo. Esta oportunidade fez de Vicuña uma capital da astronomia científica e da actividade do turismo astronómico. Sendo uma referência nacional e internacional por ter desenvolvido uma estratégia para posicionar o nosso território, Vicuña como a Capital Mundial da Astronomia.
Estamos certos de que as Ilhas Canárias em Espanha e o Hawaii nos Estados Unidos são reconhecidos pelo perfil internacional das suas nações. No entanto, na nossa comuna desenvolveu-se um movimento tremendamente especial.
Temos o observatório científico com a Câmara de Observação do Céu Digital mais importante do mundo, em breve inaugurado como Observatório Vera Rubin da AURA, temos o observatório astro-turístico mais importante da América Latina e um planetário com tecnologia de classe mundial da empresa Evans & Sutherland. Temos a primeira portaria municipal no Chile para a protecção do céu escuro e um plano especial para denunciar e controlar aqueles que não cumprem. E promovemos, juntamente com a Advanced Leadership Foundation (ALF), a Cimeira Mundial do Astroturismo, que deverá confirmar o patrocínio oficial da Organização Mundial do Turismo (UNWTO) num futuro próximo.
No entanto, o desenvolvimento à escala local impõe uma ênfase particular e única.
Aqueles que viveram durante séculos no território e aqueles que escolheram viver em Vicuña, o coração do Vale do Elqui, Região de Coquimbo, Chile, sustentam que o nosso território é energia pura. Que possui um magnetismo que nos permite ter um bem estar integral. É normal notar que os nossos habitantes têm uma vida longa, sendo os argumentos da sua condição a dieta mediterrânica e o "modo de vida" no meio dos céus mais claros do mundo, o contraste das colinas com paisagens incomparáveis. E acima de tudo, uma das mais ricas biodiversidades do nosso país como fronteira norte do Deserto do Atacama.
Sabemos que precisamos de cidades fiáveis, com um planeamento urbano coerente com a nossa vocação turística e de nos especializarmos no perfil do novo turista.
Estamos convencidos de que o turismo com futuro é um turismo consciente baseado na ética, na promoção da dignidade humana, da paz, do respeito mútuo, da solidariedade e da colaboração. Ser mais profundo que o turismo transformacional, regenerativo, ecológico e sustentável.
Queremos que Vicuña continue a tornar-se a Capital Mundial da Astronomia e do turismo consciente.
Rafael Vera Castillo
Presidente da Câmara Municipal de Vicuña
Presidente da Associação de Municípios Turísticos do Chile
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.