Relatório de sentimento do viajante chinês: dezembro 2022
Chinese traveler sentiment report: december 2022
Entre 7-20 de Novembro de 2022, a Dragon Trail Research realizou um inquérito a 1.003 viajantes chineses do continente sobre as suas preferências de viagem e comportamento, incluindo avaliações de destinos de partida, opiniões sobre a política de quarentena na chegada à China, e vontade de viajar para o estrangeiro.
Clique aqui para ver e descarregar o relatório completo
No mês passado, assistiu-se a desenvolvimentos significativos na China. As restrições às viagens internacionais foram flexibilizadas a partir de 11 de Novembro, embora as viagens ao estrangeiro por razões não essenciais sejam ainda fortemente desencorajadas, e o turismo de grupo e o turismo de pacote de saída foram proibidos. A partir do final de Novembro, o governo chinês está a mudar para uma nova abordagem à COVID. Isto inclui o reforço da vacinação dos idosos e a preparação de provisões e instalações para tratar o vírus. As autoridades estão agora a afirmar explicitamente que a variante Omicron é menos severa, e a salientar que estão a ser feitos ajustamentos para que a vida das pessoas e a economia regressem à normalidade. Nós, e outros na indústria das viagens, vemos isto como o tão esperado início do fim dos rigorosos controlos COVID da China.
Com base nas conclusões do relatório, estas são as nossas 7 recomendações para a indústria de viagens:
1) Muitos viajantes estão prontos para partir
A proporção de inquiridos que dizem estar "ansiosos por viajar" tem vindo a aumentar consistentemente desde 2021. A opinião popular sobre a quarentena na chegada mudou drasticamente desde o ano passado, com quase 60% a dizer agora que deveria ser relaxada. Perto de um quinto dizem que irão viajar para fora o mais depressa possível quando as restrições forem libertadas. A procura reprimida é real, e crescente, e a indústria de viagens deve preparar-se.
2) A sustentabilidade pode destacar-se no marketing e no desenvolvimento de produtos
Mais de 88% dos viajantes chineses consideram o seu impacto nos ambientes e comunidades locais quando viajam. As suas intenções de fazer viagens mais sustentáveis oferecem uma visão sobre quais as iniciativas que obterão a melhor resposta. Os hotéis precisam de se tornar mais ecológicos. As atracções devem salientar-se por serem amigas dos animais. Os operadores turísticos devem encontrar formas de ajudar os visitantes a retribuir.
3) Os viajantes chineses estão à procura de experiências locais
Quando se trata de viagens futuras ao exterior, experimentar a comida local (60,8%) e experimentar a vida local (56,7%) são muito atraentes para os inquiridos. Trazer estas experiências aos viajantes chineses deve fazer parte do trabalho de marketing e desenvolvimento de produtos.
4) Há muita incerteza quanto à segurança no destino
Ao avaliar 15 destinos de saída em todo o mundo, podemos ver que os viajantes chineses são agora menos propensos a classificar estes destinos como "inseguros". Mas a incerteza sobre se cada destino é seguro ou inseguro cresceu em toda a linha. Os destinos precisam de fazer mais marketing, educação, e publicidade para melhorar o conhecimento e a opinião pública.
5) Os destinos asiáticos irão beneficiar primeiro da recuperação do turismo chinês
Hong Kong, Japão, Macau, Tailândia, e Coreia do Sul estão no topo das listas de desejos dos viajantes chineses, e devem esperar receber a primeira vaga de visitantes chineses quando as fronteiras forem reabertas para viagens de lazer. Ao mesmo tempo, os destinos de praia e mar são preferidos por 51,8% dos inquiridos, criando mais oportunidades para os destinos do Sudeste Asiático.
6) As fontes mais importantes de informação sobre viagens são online
As redes sociais chinesas (69%), websites de viagens e OTAs (49%), e KOLs e blogs de viagens (45%) são as fontes de informação mais importantes sobre destinos de viagem para os consumidores chineses. Os canais digitais, a compra de meios de comunicação, e os influenciadores serão todos fundamentais para o marketing no período de recuperação.
7) As principais exigências para produtos de viagem são preços, segurança, e conveniência
Não houve quase nenhuma mudança nas preferências dos consumidores chineses em relação aos produtos de viagem desde o nosso inquérito de Março de 2022. Os factores mais importantes são: preços (64%), saúde e segurança (63%), e conveniência (60%). Todos estes três factores têm de ser tidos em conta pelos criadores de produtos.
Sobre este relatório
O Relatório de Sentimento do Viajante Chinês de Dezembro de 2022 é publicado pela Dragon Trail Research (uma divisão da Dragon Trail International), com base no nosso próprio inquérito a mais de 1.000 viajantes chineses. Para além destes relatórios semestrais, a Dragon Trail Research oferece também uma série de serviços a marcas e empresas de viagens, incluindo o nosso China Travel Market Monitor, inquéritos de consumidores e de comércio, grupos focais e muito mais. Por favor clique aqui ou contacte-nos para mais informações sobre como podemos ajudá-lo a obter as informações de que necessita sobre o mercado de viagens da China.
Sobre o Dragon Trail
Dragon Trail Research é uma divisão da Dragon Trail International, uma empresa premiada de soluções de marketing com raízes na China e uma vasta experiência nos sectores de viagens globais e MICE. Desde 2009, a nossa equipa internacional de soluções digitais e especialistas em marketing tem ajudado marcas líderes em todo o mundo a tornarem-se mais globalmente ligadas e competitivas. Os nossos clientes abrangem os sectores de viagens, MICE, educação, e comércio, incluindo organizações nacionais e regionais de marketing de destino, organizadores de eventos, organizações internacionais, hotéis, companhias aéreas, companhias de cruzeiro, atracções, retalhistas e muito mais.
Autores: Sienna Parulis-Cook and Yelinuer Kadeerbieke
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.