Stephanie Sheehy
De uma empresa familiar a uma Costa Rica para todos
Stephanie Sheehy
De uma empresa familiar a uma Costa Rica para todos
Emilio e Stephanie iniciaram a sua actividade em 2005, quando tinham apenas 25 anos de idade. Eram um jovem casal que decidiu criar um operador terrestre local onde as pessoas eram tratadas como indivíduos e não apenas como números. Desde a criação da IL VIAGGIO TRAVEL, o objectivo da empresa tem sido o de proporcionar experiências inesquecíveis na Costa Rica.
De 2013 a 2016, a família aumentou e, com dois filhos, Emilio e Stephanie começaram a explorar o país de uma perspectiva diferente, a de pais. Foi durante esse tempo que eles perceberam que cada família tinha necessidades diferentes, mas um desejo comum de uma viagem perfeita, alegre e memorável.
Reconhecendo a importância das viagens em família e a necessidade de especialização para obter uma vantagem competitiva, a IL VIAGGIO TRAVEL percebeu que as famílias são muito variadas, incluindo aquelas com deficiências temporárias ou permanentes.
Em 2013, a empresa começou a analisar o país e, aproveitando o conhecimento de Stephanie em design, começou a implementar medidas de acessibilidade em toda a cadeia de valor do turismo. Este processo abrangente de investimento, transformação, formação e criação de itinerários acessíveis em todo o país demorou três anos.
Em 2016, a empresa recebeu o seu primeiro grupo de cinco pessoas em cadeira de rodas de Espanha, marcando o início de uma ligação profunda.
Com o objectivo de mostrar a mesma Costa Rica a todos, a empresa continuou a trabalhar para criar novos serviços acessíveis em todo o país. A IL VIAGGIO TRAVEL acompanha os fornecedores através da formação, da avaliação da acessibilidade e da melhoria das suas instalações.
Em 2017, Emilio e Stephanie aperceberam-se de que, para causar um impacto duradouro e transformar a sua visão em realidade, era necessária uma organização mais robusta. Assim, nasceu a ONG Costa Rica Tourism Accessible Network, com outros 10 fundadores que partilhavam a crença neste caminho.
A ONG tem três objectivos principais: informar, educar e verificar. Estes objectivos orientaram a execução de vários projectos, incluindo um novo plano nacional em que a inclusão e a acessibilidade se encontram entre as três principais prioridades. Além disso, dois projectos inovadores notáveis estenderam-se para além das fronteiras do país:
Donatapa: uma campanha nacional que recolhe plásticos 2-4-5 e os transforma em madeira plástica, que é depois utilizada para criar soluções acessíveis para áreas naturais e rurais do país. O principal objectivo é implementar pelo menos uma solução acessível em cada praia pública da Costa Rica.
La Inspiracion: um projecto social que melhora a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Ao fornecer vestuário adaptado, as barreiras ao vestuário são eliminadas, permitindo que as pessoas se vistam com mais facilidade e conforto e participem mais activamente na sociedade.
Ao promover um turismo inclusivo, acessível, sustentável, responsável e social, podemos ter um impacto significativo em 10 dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
A concretização da mudança depende da forte colaboração entre os sectores público e privado. Embora haja muito trabalho pela frente, a Costa Rica está a progredir firmemente em direcção a um futuro onde as pessoas podem ser elas próprias, desfrutar das suas experiências e participar activamente num ambiente respeitoso e sustentável. O objectivo é que a Costa Rica se torne um exemplo a nível mundial, sendo o seu povo o pilar central desta transformação.
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.