Visa e Payments e Commerce Market Intelligence (PCMI)
Como desbloquear o potencial do metaverso?
Visa e Payments e Commerce Market Intelligence (PCMI)
Como desbloquear o potencial do metaverso?
A ideia do metaverso tem vindo a roubar a imaginação de tecnólogos, futuristas e inovadores há décadas. E, à medida que a definição de metaverso foi evoluindo, gigantes da tecnologia como a Apple e a Meta (ex-Facebook) fizeram anúncios recentes que geraram grandes expectativas e prepararam o terreno para avanços revolucionários e aplicações práticas.
A revelação dos óculos Vision Pro e o anúncio dos óculos Quest 3 pela Meta simbolizam avanços extraordinários no sentido de desbloquear o verdadeiro potencial das experiências digitais. São também um vislumbre dos primeiros casos de utilização que podem vir a ser amplamente adoptados. Com os recentes avanços tecnológicos e a convergência de diferentes disciplinas, o metaverso está cada vez mais a deixar de ser uma mera ideia especulativa para se tornar uma realidade tangível.
O objetivo deste whitepaper é explorar o metaverso de forma abrangente, para compreender o seu potencial e as tecnologias que impulsionam o seu desenvolvimento. Para começar, vamos estabelecer as bases do metaverso, a sua evolução e as suas principais características.
Em seguida, analisaremos o vasto número de oportunidades que o metaverso nos oferece em diferentes sectores, como o entretenimento, a educação, o comércio, as interacções sociais e a expressão criativa. Posteriormente, abordaremos os obstáculos ao crescimento do metaverso.
Analisaremos os desafios tecnológicos, as preocupações com a privacidade e a segurança, as considerações legais e regulamentares, as implicações socioeconómicas e as considerações éticas.
Na secção seguinte, a tónica será colocada na convergência entre a Web3, as tecnologias de computação espacial e a IA generativa; realçaremos o modo como estas tecnologias podem levar o metaverso mais longe.
Por último, abordaremos as etapas necessárias para fazer avançar o metaverso, como as experiências de utilizador melhoradas, a interoperabilidade, a identidade digital, a escalabilidade e a integração da tecnologia de cadeias de blocos.
Autora: Vanesa Meyer
Diretora de Insights e Inovação,
Visa América Latina e Caraíbas
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.