Íñigo Pérez

Viagens e Turismo. As megatendências do sector e o talento de amanhã

De acordo com o estudo realizado pela World Travel &Tourism Business Association, o turismo tornou-se o sector que mais riqueza contribui para a economia espanhola, com um total de 176.000 milhões de euros por ano, representando 14,6% do PIB, bem como 2,8 milhões de empregos. De facto, assinala que "o sector do turismo em Espanha emprega quase sete vezes mais empregos do que a indústria automóvel, e quase três vezes mais do que o sector financeiro".  

No resto do mundo, o turismo é uma das indústrias mais poderosas, classificando-se em terceiro lugar em termos de volume de exportação, em segundo lugar apenas para as indústrias química e de combustíveis. De facto, sabia que o turismo gera 10% dos empregos do mundo?  

Além disso, identificaram alguns aspectos chave que gostaríamos de destacar: A importância do sector na criação de emprego. A utilização de novas tecnologias como aliadas no desenvolvimento Reforço da conectividade aérea Enriquecimento da oferta turística com, por exemplo, turismo "consciente", verde, ecológico e saudável. Promoção do turismo social com serviços de qualidade e ofertas cada vez mais personalizadas.  

61% dos viajantes de todo o mundo declaram que preferem ofertas nas quais podem acrescentar opções feitas à medida.  

A DIGITALIZAÇÃO AO SERVIÇO DO NOVO TURISTA 

A tecnologia e a inovação podem ser grandes aliados para estas empresas que não querem ser deixadas para trás. Sendo um sector que evolui tão rapidamente como o "viajante", precisa de incorporar tecnologia para se adaptar ao seu cliente, que exige cada vez mais uma maior digitalização e personalização.  

Estas são algumas das tecnologias-chave do sector:  

NOVOS DESAFIOS, NOVOS TALENTOS 

Em suma, há três desafios principais que o sector do turismo enfrenta: 

Entre as competências mais exigentes estão as aptidões e competências adquiridas em escolas e universidades especializadas em turismo, especialmente com programas no estrangeiro, e que introduzem a inovação e a tecnologia como elemento fundamental do sector. Um exemplo claro é o JSF Travel & Tourism (www.jsftraveltourism.com), uma iniciativa em que Catenon colabora para proporcionar um maior conhecimento aos líderes e inovadores no sector do turismo, atendendo às suas necessidades em mudança. 

Quanto às competências transversais, as competências de comunicação são as mais procuradas. A capacidade de motivar as pessoas, comunicação persuasiva, empatia, atenção aos detalhes, inteligência emocional, criatividade, liderança, negociação, resolução de conflitos, negociação, a capacidade de antecipar necessidades, etc. Em suma, uma atitude muito orientada para o serviço ao cliente, e será muitas vezes a personalidade que determina se o candidato é ou não escolhido. 

E os perfis? Devido às importantes mudanças no sector, e a estas mega tendências, podemos encontrar novos perfis: 

Quais são os perfis centrados em satisfazer as exigências de hiper-personalização dos turistas? 

Quais são os perfis que permitem às empresas responder às exigências de sustentabilidade ambiental tão necessárias na indústria do turismo?

Quais são os perfis que permitem às empresas que irão liderar a mudança? 

OS MAIS PROCURADOS

Em Catenon, com 20 anos de experiência, temos um profundo conhecimento do sector do turismo. Temos trabalhado com empresas líderes do sector em todo o mundo, e estes são apenas alguns dos muitos perfis em que temos trabalhado: 

Atrair e reter os melhores talentos está a tornar-se cada vez mais importante na indústria das viagens. É portanto essencial que as organizações sejam cada vez mais pró-activas e inovadoras a fim de terem a melhor equipa. E, dada a sua complexidade, ter um parceiro especializado pode ser a chave para alcançar uma vantagem competitiva com a melhor estratégia de atracção e recrutamento de talentos.

Íñigo Pérez

Travel & Tourism Executive Director

 iperez@catenon.com

(+34) 639 151 234 

As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.