De acordo com o estudo realizado pela World Travel &Tourism Business Association, o turismo tornou-se o sector que mais riqueza contribui para a economia espanhola, com um total de 176.000 milhões de euros por ano, representando 14,6% do PIB, bem como 2,8 milhões de empregos. De facto, assinala que "o sector do turismo em Espanha emprega quase sete vezes mais empregos do que a indústria automóvel, e quase três vezes mais do que o sector financeiro".
No resto do mundo, o turismo é uma das indústrias mais poderosas, classificando-se em terceiro lugar em termos de volume de exportação, em segundo lugar apenas para as indústrias química e de combustíveis. De facto, sabia que o turismo gera 10% dos empregos do mundo?
Além disso, identificaram alguns aspectos chave que gostaríamos de destacar: A importância do sector na criação de emprego. A utilização de novas tecnologias como aliadas no desenvolvimento Reforço da conectividade aérea Enriquecimento da oferta turística com, por exemplo, turismo "consciente", verde, ecológico e saudável. Promoção do turismo social com serviços de qualidade e ofertas cada vez mais personalizadas.
61% dos viajantes de todo o mundo declaram que preferem ofertas nas quais podem acrescentar opções feitas à medida.
A DIGITALIZAÇÃO AO SERVIÇO DO NOVO TURISTA
A tecnologia e a inovação podem ser grandes aliados para estas empresas que não querem ser deixadas para trás. Sendo um sector que evolui tão rapidamente como o "viajante", precisa de incorporar tecnologia para se adaptar ao seu cliente, que exige cada vez mais uma maior digitalização e personalização.
Estas são algumas das tecnologias-chave do sector:
GRANDES DADOS ou DADOS ABERTOS A informação de milhões e milhões de clientes permitir-nos-á conhecê-los melhor (gostos, opiniões, padrões repetidos...) e a tecnologia de Grandes Dados poderá analisá-la e prever tendências ou preferências.
REALIDADE VIRTUAL Graças à realidade virtual, podemos aproximar o produto ou serviço oferecido do cliente de uma forma mais imersiva, para que o cliente possa "desfrutar" do serviço que está a adquirir ou que está prestes a adquirir.
INTERNET DAS COISAS O turista de hoje está, na maioria das vezes, ligado à Internet, pelo que é muito importante estabelecer ligações sem fios eficientes nos principais locais turísticos e com os fornecedores de serviços. A prestação de um bom serviço de Internet pode ser a chave para a decisão do turista sobre para onde ir.
SOFTWARE DE GESTÃO ÁGIL (PMS) que permite uma gestão fácil, rápida e acima de tudo segura. Não só reservas online, mas também rastreio de encomendas ou interacção com a empresa.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CHATBOTS Para melhorar a comunicação com o cliente.
MARKETING DIGITAL E RRSS Tanto do ponto de vista das promoções e estratégias de marketing como no campo da gestão dos comentários, avaliações e opiniões dos viajantes sobre os serviços recebidos.
NOVOS DESAFIOS, NOVOS TALENTOS
Em suma, há três desafios principais que o sector do turismo enfrenta:
O turista no centro da estratégia.
Ofertas turísticas "únicas", por exemplo, turismo "verde" ou sustentável. Novas tecnologias.
Entre as competências mais exigentes estão as aptidões e competências adquiridas em escolas e universidades especializadas em turismo, especialmente com programas no estrangeiro, e que introduzem a inovação e a tecnologia como elemento fundamental do sector. Um exemplo claro é o JSF Travel & Tourism (www.jsftraveltourism.com), uma iniciativa em que Catenon colabora para proporcionar um maior conhecimento aos líderes e inovadores no sector do turismo, atendendo às suas necessidades em mudança.
Quanto às competências transversais, as competências de comunicação são as mais procuradas. A capacidade de motivar as pessoas, comunicação persuasiva, empatia, atenção aos detalhes, inteligência emocional, criatividade, liderança, negociação, resolução de conflitos, negociação, a capacidade de antecipar necessidades, etc. Em suma, uma atitude muito orientada para o serviço ao cliente, e será muitas vezes a personalidade que determina se o candidato é ou não escolhido.
E os perfis? Devido às importantes mudanças no sector, e a estas mega tendências, podemos encontrar novos perfis:
Quais são os perfis centrados em satisfazer as exigências de hiper-personalização dos turistas?
Designer Espacial a pedido - alguém capaz de personalizar o seu quarto dependendo da sua personalidade, do seu estado de espírito ou do objectivo da sua viagem.
Individual Experience Manager - para além do quarto, a hiper-personalização deve reflectir-se durante toda a viagem, e hoje em dia as melhores empresas hoteleiras têm especialistas que são responsáveis pela preparação de tudo ao gosto do cliente.
Caça ao frio. O caçador de tendências que permite às empresas antecipar as necessidades do consumidor e conhecer as acções da concorrência.
Quais são os perfis que permitem às empresas responder às exigências de sustentabilidade ambiental tão necessárias na indústria do turismo?
Director de Sustentabilidade - é o membro da equipa que actua como defensor de todas as questões ambientais de uma empresa. As OSC trabalham com todos os departamentos para assegurar melhorias mensuráveis na sustentabilidade empresarial.
Técnicos de Gestão de Água - um hotel com 300 quartos utiliza 225.000 litros de água por dia ou 750 litros por quarto. Isto equivale a 483 piscinas de tamanho olímpico por ano. Por conseguinte, são hoje necessários peritos que saibam medir, reciclar e reutilizar a água nos hotéis da melhor maneira possível.
Arquitectos ou Designers "verdes" - são aqueles profissionais que se concentram em minimizar os efeitos nocivos da construção sobre a saúde e o ambiente. O arquitecto ou designer "verde" procura salvaguardar o ar, a água e a terra, escolhendo materiais e práticas de construção amigos do ambiente.
Quais são os perfis que permitem às empresas que irão liderar a mudança?
Virtual Reality Designer - profissional que combina design e programação. Responsável pela concepção de várias camadas de realidade aumentada em torno de uma área, tendo em conta a sua paisagem, bem como o seu contexto histórico e cultural.
Datamining. A principal função dos especialistas em dados é trabalhar com a informação que a empresa tem sobre os seus clientes.
Especialista em Marketing Online. Especialista em aumentar o tráfego de utilizadores no website da empresa e melhorar a sua imagem no mercado. Também para lançar campanhas multicanais, dependendo do dispositivo utilizado pelo utilizador.
Mobile Developer - a personalização começa mesmo antes da chegada. Novas aplicações permitem aos utilizadores descarregar mapas e recomendações personalizadas do site que estão a visitar e controlar o tempo e as luzes no seu quarto.
OS MAIS PROCURADOS
Em Catenon, com 20 anos de experiência, temos um profundo conhecimento do sector do turismo. Temos trabalhado com empresas líderes do sector em todo o mundo, e estes são apenas alguns dos muitos perfis em que temos trabalhado:
Chefe do Executivo
Director de Marketing
Director de Dados
Responsável Digital
Gestor de Rendimento de Gestão de Receitas Director de Vendas
Gestor de Contrato de Analista de Vendas/Empresário
MICE consultor de turismo ou de turismo de negócios
Especialista de Marketing Analista de Marketing
Gestores de Marca e Comunicação
Copywriters Gestores de Conteúdos Especialistas em Redes Sociais Datamining
Gestores de Eventos / Gestores de Hotelaria / Gestores de Compras / Gestores de Comércio Electrónico & Gestores de Expansão
Atrair e reter os melhores talentos está a tornar-se cada vez mais importante na indústria das viagens. É portanto essencial que as organizações sejam cada vez mais pró-activas e inovadoras a fim de terem a melhor equipa. E, dada a sua complexidade, ter um parceiro especializado pode ser a chave para alcançar uma vantagem competitiva com a melhor estratégia de atracção e recrutamento de talentos.
Íñigo Pérez
Travel & Tourism Executive Director
(+34) 639 151 234
As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.
Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.