Jorge Coromina

IA generativa: a palavra de ordem que pode transformar o turismo

Jorge Coromina

IA generativa: a palavra de ordem que pode transformar o turismo

A Inteligência Artificial Generativa, ou IA Generativa, é um ramo da Inteligência Artificial que se centra na criação de modelos capazes de gerar conteúdos novos e originais. 

Estes modelos utilizam técnicas de aprendizagem automática, em particular redes neuronais, para aprender padrões e estruturas em conjuntos de dados e, em seguida, gerar novos conteúdos com base nesses padrões aprendidos.

Com a capacidade de gerar conteúdos novos e personalizados, esta tecnologia tem o potencial de melhorar a experiência do turista, personalizar as recomendações e facilitar o planeamento e a organização das viagens. Eis algumas das suas possíveis aplicações:

Transformar o Google Maps

Um relatório recente publicado pelo Centro de Inovação da Lufthansa (LIH) conclui que a IA generativa tem o poder de sobrecarregar os mapas e virar o planeamento de viagens de pernas para o ar, de acordo com um relatório do Centro de Inovação da Lufthansa (LIH).

IA generativa

No seu mais recente estudo, o LIH afirma que a integração da IA generativa com interfaces baseadas em mapas "não só tem a capacidade de aumentar as nossas interacções com a aplicação, como pode revolucionar verdadeiramente todo o processo de planeamento de viagens, desde a inspiração à criação de itinerários e, mais importante ainda, à exploração em tempo real".

O relatório, redigido por Christine Wang, CEO da LIH, insta a indústria a alterar a atual utilização da IA no planeamento de itinerários, uma vez que não está alinhada com as preferências e desejos dos viajantes. Acrescenta ainda que, até à data, não existe informação em tempo real no ChatGPT ou em aplicações semelhantes, o que limita ainda mais o valor dos itinerários.

Embora o estudo destaque uma série de empresas em fase de arranque, algumas das quais com IA generativa, que trabalham para combinar o planeamento de viagens e os mapas, afirma que o Google Maps é a empresa a ter em conta, uma vez que já é uma ferramenta em que milhões de viajantes em todo o mundo confiam devido às suas funcionalidades de navegação envolvente e à sua capacidade de fornecer o que está disponível numa área.

Em colaboração com:

As ideias e opiniões expressas neste documento não reflectem necessariamente a posição oficial do Think Tank Turismo e Sociedade e não comprometem de modo algum a Organização, e não devem ser atribuídas ao TSTT ou aos seus membros.

Este site utiliza cookies do Google para fornecer os seus serviços e analisar o tráfego. A informação sobre a sua utilização deste site é partilhada com o Google. Ao utilizar este site, está a concordar com a utilização de cookies.